22.9.04

My guys

Descobri recentemente que a maioria das minhas amigas (e amigos, mas estes vão levar um post a seguir, que os sexos só se devem misturar às vezes) perderam a vergonha de falar abertamente das suas "paixões impossíveis", vulgo estrelas de cinema, da canção, etc. Eu sempre as tive e sempre as assumi, sem pudor e sem medo que me chamassem tolinha, adolescente, "pitinha", infantil... (Ao que sempre responderia "Obrigada!"). As confissões de adolescente começaram numa tarde qualquer de tédio e a partir daí tem sido o descambar. Resumindo: Quase todas temos uma pasta "gajos" ou "guys" nos seus computadores, todas fizemos o Top 3 (10, 20...) todas temos suplentes, e todas trocamos fotos sacadas da net para a nossa colecção de cromos. O cúmulo desta decadência: As mais descaradas até metem as fotos preferidas no écran do PC, para quem quiser ver. A única excepção são os filhos, esses, ainda assim, continuam a liderar todas as playlists... A prole em detrimento do desvario, sempre. Entretanto, comecei a preocupar-me em arranjar uma explicação para este fenómeno. Isto merecia e, mais do que tudo, apetecia! Fiz um estudo exaustivo das colecções em cima da mesa, uns inquéritos, relembrei as pancadas e os percusos amorosos de todas as minhas amigas e hélas! O que conta não são os senhores em questão, mas aquilo que eles simbolizam. Não interessa se o Sean Pen da G. é alguma coisa de jeito, a G. gosta dele porque ele personifica a rebeldia, o abandono, a inconstância da sua vida. A R. prefere o Colin Farrel, porque este baixinho irlandês é apenas o mais famoso de todos os baixinhos morenos, com tatuagens e mau feitio de que ela tanto gosta. O Pierce Brosnan, também muito solicitado por estas coleccionadoras, é, por sua vez, um duplo ícone: "James Bond" e "homem casado há muito tempo, fiel, viúvo ainda por cima (com muitas suadades da falecida), pai de família, e que consegue ser isto tudo mesmo sendo actor e muito giro". Por isso, meus queridos amigos, fixem isto: Os "guys" são todos eles ícones de um ideal, mais do que de beleza. Quase todas nós já namorámos, estamos enamoradas ou somos casadas com as melhores versões destes tipos do starsystem - homens reais, que encontrámos um dia e que, eles sim, preenchem os nossos sonhos e os nossos pesadelos. Por isso, ó tu aí desse lado que me estás ler... O Johnny Depp a fumar uma cigarrilha no meu computador (além de ser o number one do meu TOP e de me fazer ter maus pensamentos) é apenas uma imagem que guardo de ti a fazer o mesmo. Dá-me lume... PS- Querida S., fiz este post a pensar sobretudo em ti que tens sido sido uma preciosa colaboradora neste clube de coleccionadoras. A S. é uma "informática" de mão cheia, tem uma mega composição fotográfica com o Dougray Scot no seu écran do PC... Mas a S. é um mistério... Talvez o Dougray seja o ícone disso mesmo - Mistério!

6 Comments:

Blogger Francisco said...

As fotos de promoção ou publicidade servem-se de ícones para apelar ao nosso lado mais sentimental (mais primário). A ideia é fazer-nos querer algo, através da projecção da imaginação como afirmas.

Mas há fotos de mulheres (e de homens) que são arte. A diferença é que essas fotos dão-nos algo. Por exemplo: a Marilyn Monroe, em muitas fotos é um ícone, mas há outras em que as ideias de sensualidade e erotismo se aliam a um qualidade técnica que a publicidade não têm. Mais: a foto transmite algo que só conseguimos compreender com muita disciplina. Essa disciplina só se consegue com uma imaginação ordenada. Ou seja, têns de passar muito tempo em frente da foto a questiona-la e ter alguma experiência no modo de expressão, para perceber o que a foto quer transmitir. A publicidade serve só para ser vista em segundos e não aguenta um "visão" mais profunda e disciplinada.

Abraço

10:51 da tarde  
Blogger AS said...

... se é, clark, se é... Mas o post segue dentro de momentos... Caro Francisco, não leves esta coisa das fotos tão a sério. Isto, no fundo, é só um quinto da essência de umas mulheres que andam perdidas! ;)

6:23 da tarde  
Blogger AS said...

E tu, minha querida objectiva (cada vez menos, é certo!) sabes bem que os "falecidos" nunca deixam de nos assombrar. Pura provocação...

6:27 da tarde  
Blogger Lolita said...

O problema dos "falecidos" são os mal enterrados... que voltam para nos assombrar vindos das Trevas!
Quanto aos nossos "guys",cada uma com os seus gostos que se reflectem com os da vida real... Mau feitio? Tatuados?!Misteriosos? Rebeldes? Fazem-me lembrar alguns...enterrados ou não!

1:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Johnny Depp!lol,boa escolha. Malandra

3:29 da tarde  
Blogger Roxanne said...

adorei!! nunca tinha pensado nos "my guys" dessa forma...e olha que acertaste em cheio no exemplo...
beijinho

7:57 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home