26.7.04

As saudades que eu tenho dos meus avós

A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN) está preocupada com os avós. Eu estou preocupada com o facto de haver pessoas a pensar assim. Infelizmente perdi os meus avós muito cedo e, também pelo facto de viverem noutra cidade, não pude usufruir da sabedoria e carinho deles como gostaria. No entanto, bem consigo imaginar qual teria sido a reacção do meu avô paterno à posição do presidente da APFN, quando este classifica de «dolorosa» a sobrecarga que os pais modernos (nós, trintões à cabeça, quase de certeza) impõem aos pais na partilha da educação dos seus filhos, considerando-a até de falhanço «por não terem conseguido educar os filhos para o compromisso de terem os seus próprios filhos e cuidar deles convenientemente». Avôzinho como gostaria que escrevesses tu este post. Uma coisa é certa, estes senhores, pais perfeitos, da APFN, nunca irão permitir a estadia em casa deles dos netos por mais de duas horas por semana. Provavelmente, se bem educados, esperam que os seus muitos filhos, que se orgulham de ter gerado, lhes agradeçam. Se não agradecerem ou serão ingratos ou, para mal dos nossos pecados, irão num futuro próximo presidir à mesma APFN e destilar a sua frustração em declarações como estas feitas ao jornal "Público" em pleno Dia dos Avós.