12.1.05

A Psi-mamã

Tive uma professora de psicologia no Secundário que tinha quatro filhas, todas "em escadinha". Quando ela nos disse isto, logo na aula de apresentação, criou para todo o ano lectivo um tema de conversa recorrente. A pobre da mulher deve-se ter logo arrependido de ter contado da sua prole a uma turma de adolescentes, ainda por cima com uma esmagadora maioria feminina (na área de Humanísticas, já se sabe...).

Aquilo fez-nos confusão, porque ela ainda por cima era nova, gira, magra, alta e cheia de estilo.

De vez em quando, para aliviar o 'stress' que nos causava o reflexo condicionado do cão do Pavlov e as teorias maçadoras do Jean Piaget, ela recorria ao efeito sedutor da narrativa, com umas estórias das suas quatro pestinhas. A que mais me impressionou foi quando teve de fazer um seguro para cobrir os estragos que as miúdas faziam nos supermecados (furar os iogurtes, derrubar latas, amassar morangos, etc). Não acho que estivesse a mentir, eu já observei crianças nos supermercados e por um lado compreendo-as, eu também odeio esses sítios.

Mas o que nunca mais esquecerei é a última aula, quando nos comunicou que estava outra vez grávida. E era outra menina! Jamais saberei onde é que ela armazenou a criança, não se notava nada! E na recta final desse ano lectivo, em que de psicologia "oficial" fiquei a saber muito pouco, a lição mais útil que nos deu foi esta:

"Ter filhos é a coisa menos complicada, mais normal e natural do mundo, basta olharem para um estádio de futebol em dia de Sorting/Benfica e verem aquela gente toda! Nasceram todos. E vivem."

E saiu a rir. Juro. Granda maluca.

2 Comments:

Blogger Toix said...

Granda maluca, mas pelos vistos bem descomplicada e nada egoísta. E eu aqui a pensar que há gente para quem mesmo um só filho já é um enorme problema! Mas esses se calhar era melhor que não tivessem nenhum.

4:47 da manhã  
Blogger Fátima Santos said...

tou nessa da tua porf. E quando calhando necessidade dou citar! Um abraçãoe um bom dia!

10:18 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home