20.11.04

Um momento político ou o beco das gerações

Talvez tenha sido a propósito do estado da nação, da democracia, das eleições nos EUA, não sei bem. Da globalização também, se calhar. Seja pelo que for, ocorreu-me que muitos dos quarentões e cinquentões com quem travei conhecimento até hoje andaram na adolescência e na juventude adulta a lutar, ou muito simplesmente a desejar, por um mundo de igualdade de direitos e oportunidades. Cabem nesse mundo a universidade, a cultura, o lazer e o entretenimento. Nesse mundo visto por uma lupa urbana, as aldeias e as serras lá longe devem também aproximar-se da cidade, por vias e transportes, e pela construção de equipamentos que as alimentem e dignifiquem. A ideia, já velhinha, continua a ser uma boa ideia, e estes ideólogos são todos boas almas. Noto é que os ideais de juventude só são bons quando não passam disso mesmo - ideais. Hoje, em plena idade global, em que as capelinhas são cada vez mais catedrais, os sonhos dessa malta madura, que um dia iluminou a escuridão dos clubes privados, ameaçam tornar-se pesadelos. Recordam com saudade e melancolia a elite que constituiam, na época em que a elite não era vip, era bem intencionada e, supostamente, ansiava expandir-se. Eu bebo-lhes as palavras e a sabedoria, porque é para mim um prazer aprender com eles. Gosto de escutar as estórias de liceu, dos cromos de colecção com quem partilharam a secretária e que hoje se sentam na Assembleia e noutras sedes de poder, dos livros que leram aos quinze e que eu com 32 anos ainda nem conheço... Gosto de os ouvir contar onde estavam no dia 25 de Abril de 1974, passo-me quando me falam de coisas que eu a seguir tenho de ir pesquisar na net, e rio-me dos disparates que faziam e que envergonham qualquer diabrura que a minha geração inocente, e até um bocadinho sem sal, cometeu. Em contrapartida, sinto-me também sempre um bocadinho mais à frente deles quando reparo, com alguma superioridade (confesso), que afinal eles pararam no tempo. Desdenham tantas vezes a massificação das artes e dos bens de consumo, e o acesso ilimitado à escrita e a outras formas de manifestar sentimentos, que até irrita. Então não era isto que queriam? É claro que não, mas estas vitórias são como os menus dos restaurantes, há sempre qualquer coisa que não gostamos (o café, a sobremesa do dia, etc), mas levamos com o "bolo" todo, porque já está pago. A verdade, verdadinha, é que eu temo que o desdém que por vezes os meus amigos cotas imprimem à sua visão da presente realidade (e não estou a falar da política, que essa é um nó cego) seja o mesmo que eu possa deixar passar para os adolescentes e miúdos de vinte anos que conheço. Também a mim me desgostam os passeios em família nos centros comerciais, a moda de ser "famoso/conhecido" à força, a chegada ao pódio de mentes que noutros tempos não passariam sequer da linha de partida. E então?! Metas há muitas... Aí está a beleza disto tudo. A escolha, que hoje é uma realidade, será sempre uma arma, e cada um a usa como quer. Neste beco onde viemos todos desembocar, só não podemos é virar objectores de consciência. Pronto. Encerro aqui este momento político.

1 Comments:

Blogger Toix said...

Na mouche. Sabes que uma das coisas que constatei com a idade é que, aquilo que se deseja, mais tarde ou mais cedo acontece, só que "Deus" é manhoso e faz as coisas à sua maneira. Eu enfio inteirinha a carapuça, mas olha, com o frio que tem feito estas manhãs até dá jeito. Obrigadinho.

7:50 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home