13.10.04

Percurso

Em todas as ruas te encontro Em todas as ruas te perco

Mário Cesariny

Há três cidades portuguesas que me dizem muito: Lisboa, Coimbra e Covilhã. A primeira é permanente, e é a minha preferida. Não tem nada a ver com a luz, a calçada, o Tejo... Prefiro Lisboa porque é simplesmente a maior do país (não é só por isso, claro, mas essa é a sua característica mais importante para mim). Tenho a mania das grandezas, o que hei-de fazer? Mas a minha maior mania é ser livre, e nestas três cidades vivi já momentos de grande liberdade, o que é a mesma coisa que dizer - felicidade. À Covilhã já não vou há muito tempo, mas tenho amigos e recordações que me provocam frequentemente doces retornos... Coimbra é sobretudo uma questão de sangue, mas também de amor, completando o triângulo cujo vértice é Lisboa, sempre. Durante uns tempos, por razões várias, mas acima de tudo profissionais, vou vadiar por Lisboa. Espero, lá para meados do próximo ano ter boas razões para nunca abandonar de vez esta cidade.

4 Comments:

Blogger Francisco said...

John dos Passos, sobre Lisboa dizia:«uma nostalgia adormecida»;
e Saint-Exupéry:«paraíso claro e triste».

8:54 da tarde  
Blogger AS said...

Ó Clark, você deve ter nascido com um bom ascendente porque eu nem lhe levo a mal... Há diabos com sorte. Coimbra é linda! Mas não nasci lá. Nasci cá. Adoptado é o Clark, portanto. Já agora fica a saber que o patrono da adopção é o São José...

2:43 da tarde  
Blogger Francisco said...

Eu gosto de Lisboa porque alberga o Super-Herói S.Vicente e os seus companheiros-os corvos radioactivos.

De dia o Vicente é um vulgar e oprimido funcionário público de noite chama os corvos e ai...é vê-los a lancar raios laser dos olhos, ao som do fado vadio.

4:10 da tarde  
Blogger mjm said...

"Lisboa adormeceu, já se acenderam
Mil velas nos altares das colinas
Guitarras pouco a pouco emudeceram
Cerraram-se as janelas pequeninas
..."
Kiss

10:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home