28.11.05

como descodificar uma relação? 2

Porque a ideia do post anterior era, a pedido de uma alma muito especial para mim, responder à questão: "Como saber se a relação é ou não séria?"...

Algumas dicas:

Em primeiro lugar, é preciso saber o que significa para cada um o binómio 'relação séria'. Eu, por exemplo, tenho uma relação que é séria (sou casada há oito anos), mas que aos olhos de alguns carece de peso; o peso da responsabilidade e do estatuto de senhora casada, mãe de família e esposa dedicada... Perderam a vez nessa fila, jamais tirei senha para esse 'guichet'.

Depois, é preciso saber o que quer cada um de uma relação séria. Aqui, por vezes, as direcções são as mais opostas. É preciso identificá-las e não perder o rasto ao que se ambiciona, medindo as cedências que se está disposto a fazer, e as exigências de que não se abre mão. Eu tenho para mim uma máxima que aplico em tudo: "Não enganei ninguém!". O meu marido soube desde o início a peste mimada que eu era, não foi enganado. É a tal história do bluff... Não o façam.

Depois disto, tudo é possível. Como saber se estamos a viver uma relação séria? Hummm... Quando acaba a necessidade de se colocar essa questão. O que é natural é o melhor. Se não perceberem, perguntem directamente. É foleiro, mas é melhor do que andarem enganados.

Aquela história de fazer experiência com um convite para um almoço em casa dos pais, ou para conhecer os amigos ou até para viverem juntos, não quer dizer nada. Há quem faça isso tudo como quem toma um copo de água, e há quem seja tímido ao ponto de evitar essas situações e, ainda assim, querer uma relação séria.

A seriedade das relações reside na aceitação do outro, sabendo de antemão o se que quer, não comprometendo nunca o que somos e para onde queremos ir... com o outro.

Finalmente, tudo tem um fim e quando lá se chega a decisão mais difícil da vida é "acabamos por aqui ou arranjamos outro ponto de partida?". Mas o fim chega inevitavelmente.

Finalmente de todos os finalmentes, se não estivermos bem sozinhos, jamais estaremos bem acompanhados.

8 Comments:

Blogger Lolita said...

Eheheheh! LINDO!!!! No ponto...

3:26 da tarde  
Blogger AW said...

uma relação é séria quando dura e enquanto dura é para ambas as partes um assunto sério

6:17 da tarde  
Blogger Samuel said...

"A seriedade das relações reside na aceitação do outro, sabendo de antemão o se que quer, não comprometendo nunca o que somos e para onde queremos ir... com o outro."

Acertada como sempre... Aqui nem existe outra hipótese. :)

12:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A seriedade de uma relação, seja ela de que natureza for, reside acima de tudo na HONESTIDADE!!!!

9:54 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O que se quer, com quem se quer, partilhando o caminho, aceitando os defeitos do outro (p mim a parte mais difícil), até se perceber se isso chega ou n...

11:18 da manhã  
Blogger Unknown said...

Tenho vivido dias de angústia numa situação de balouço. Quero não quero, vou não vou, sou ou não sou feliz. Li o que escreveste e só uma coisa me atravessa a mente: Feliz de quem possa dizer, que tudo lhe corre bem no mundo do coração.

11:31 da tarde  
Blogger Lolita said...

Txico! Onde andas tu???

10:59 da manhã  
Blogger Lolita said...

Na honestidade e no respeito pelo outro... e ponto final parágrafo!

5:47 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home