11.5.05

Museu do Brinquedo - Sintra

Era uma vez um avô que só queria ver os netos a brincar e nunca a estudar - por cada má nota ou, melhor ainda, chumbo (!), oferecia-lhs um brinquedo, aliás, oferecia-lhes brinquedos por tudo e por nada. João Arbués Moreira, um dos netos, cresceu em idade rodeado desses objectos da infância. Cedo, a brincadeira tornou-se séria: uma colecção invejável já na adolecescência e... depois o amor e a dedicação ao estudo sistemático dessas peças recriadoras do universo dos adultos fizeram a sua própria história. Hoje vivem felizes para sempre em Sintra, num Museu que João Arbués Moreira fundou.

Milhares de soldadinhos de chumbo, Barbies cinquentenárias de Dior vestidas, brindes da Farinha Amparo, jogos da Glória, carros, carros e carros, bonecas de papel e porcelana, etc, etc, etc... até um mini-destilador de whisky e máquinas fotográficas do início do século passado, construídas pela Agfa especialmente para crianças, ali se podem encontrar! É impossível ficar indiferente ao espólio do Museu do Brinquedo, em Sintra. O terceiro mais visitado do país.

A minha mãe comoveu-se com um boneco enorme igual a um que o padrinho lhe ofereceu quando tinha sete anos. A minha irmã comoveu-se com a comoção da minha mãe. Eu não consigo deixar de pensar que brinquei com uma peça de museu! Lá ao pé dos fogões e das panelinhas, está um frigorífico branco e azul, igualzinho ao que está no sótão. Estou a virar história, mas pela primeira vez em muito tempo sinto-me bem com isso.

Brincávamos para crescer mais cedo não era? Agora que queremos envelhecer mais tarde, só nos resta brincar com a idade. Não "às escondidas", mas "à apanhada"...

3 Comments:

Blogger Marta said...

Olá, Obrigada pela tua visita e pelo teu convite. Se for possível avisarei. beijo

1:58 da tarde  
Blogger Toix said...

E o cavalinho, viste? Eu tive um, e gostava tanto dele, que uma vez dei-lhe banho e ele desfez-se. Era de papelão. Foi um dos meus primeiros desgostos. (agora não me deixam entrar no museu porque a última vez que lá fui apanharam-me já quase à porta com o cavalo às cavalitas. Por pouco tinha-o aqui comigo)

5:28 da tarde  
Blogger Milan said...

Bonito blogue. Parabéns :)

12:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home