28.3.05

Parabéns Clark

O Clark 59, que assina o Claque Quente, está de parabéns. A sua "coluna" na blogosfera faz um ano. Eu tive a honra de fazer parte, a seu convite, do júri que votou os melhores post's deste primeiro ano. Gostei de o ler para trás e reler algumas das suas muitas manifestações de pesar, alegria, raiva, ternura, enfado, traquinice e, não pouca, provocação.

Vi-o uma vez, mas parece que já lhe conheço, pela transparência e despudor da sua escrita, algumas veias que lhe correm: Gosta da Suécia, das suecas e dos suecos. Gosta de não se vergar ao peso da cruz da coerência. Gosta de mulheres. Gosta de achar que percebe de mulheres. Gosta de Espanha, mas não tanto como da Suécia. Gosta de nos chamar, aos bloguistas, confrades. Gosta da sua terra, Espinho. Gosta de futebol e do Benfica. Gosta do Canadá, mas não tanto como da Suécia. Gosta de vestir a camisola. Gosta de ter ódios de estimação. Gosta de Jorge de Sena. Gosta do seu amigo Libelinha, o seu alter-ego. Gosta do seu herói Clark Kent, o jornalista herói invisível, reverso do Super-Homem (qualquer semelhança com o seu nome de blog...). Gosta da F., a sua mulher.

Não gosta de blogs intelectuais que não dizem nada e têm muitas visitas. Não gosta de italianos. Não gosta de ter um só partido político. Não gosta de "femichistas", uma espécie de mulheres que ele descobriu. Não gosta de comer mal. Não gosta de gestores que não percebem nada de Portugal, dos portugueses e de produtividade. Não gosta que o tentem emprenhar pelos ouvidos.

O Clark é como quase todos nós que por aqui andamos na blogosfera. Um homem com gostos, paladares, ódios, pancadas, limitações, poesia no seu avesso, humor quando calha, doutor quando é preciso, epsitólogo às vezes, diário de Maria porque um homem também chora e sabe ser pimba... Ele é, nós somos, eles são...

... e quem não cede às tentações da blogosfera que atire a primeira pedra. O elogio do Clark é um elogio a quem tem a humildade de se expor. A exposição é a mais humana forma que por nós caminha.

O Clark não é sonso. Isso para mim basta. Vemo-nos por aí, no sítio do costume.

3 Comments:

Blogger Lolita said...

Também gosto dele.Stop.

3:43 da tarde  
Blogger Fata Morgana said...

Eu também gosto muito do Clark e leio o Claque Quente quase desde o princípio. É um dos meus lugares favoritos.
Gostei muito deste perfil aqui tão bem traçado! Não conheço o Clark pessoalmente mas tenho dele uma ideia que vai muito de encontro ao que acabo de ler :)

12:57 da manhã  
Blogger Amora Silvestre said...

Está certo. É bom vermos as pessoas pelas lentes dos outros. Ganhamos em perspectiva.
Eu não gostava nada do Clark (sem o conhecer pessoalmente, apenas de o ler aqui) - a diplomacia nunca foi o meu forte.
Agora, tenho outra perspectiva.

3:11 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home