11.5.06

impressões ao acaso sem qualquer fundamento científico

São coisas que me vêm à cabeça sobre as nossas terras... Outras ouvi dizer. Todas me divertem.

Setúbal - A terra com mais mulheres por metro quadrado.

Coimbra - Os homens são os mais tarados do país e comem as mulheres com os olhos na rua. Ali quase todos têm a mania que falam melhor que todos os outros portugueses... e falam. A ponte nova veio a calhar bem e ultimamente há centros comerciais para todos os gostos. Arranjaram um sítio beira rio a que chamam de Docas. É uma boa terra, mas é cara.

Figueira da Foz - Muita juventude. Têm tendência para casar só com conterrâneos. Armam-se todos em finos. A terra é uma boa terra e não se maça muito com o facto de não ser capital de nada. Estão bem onde estão e sentem-se bem assim, a meio caminho de tudo. O casino é um mamarracho.

Porto - Vestem-se bem para sair à noite. Lisboa é saloia ao pé dos tripeiros carago. É mais barato que a capital. É escura, mas eles querem lá saber disso.

Almada - O lado não é tão errado como dizem. As ruas estão limpas, tem vida própria e grande maioria dos habitantes nem tem de passar a Ponte 25 de Abril para vir trabalhar. As casas não são tão caras como em Lisboa, nem pouco mais ou menos, mas também não são baratas. foi uma pena aquelas torres da Nova Manhatan não irem para a frente... Mas isso sou eu que gosto de modernices.

Trás-Os-Montes - São casmurros e também são tarados, mas disfarçam melhor que os de Coimbra.

Lisboa - É um bidé. A luz é a melhor do país, mas já me cansa tanto paleio à volta disso. DE resto, Lisboa é Lisboa. Ponto final.

Alentejo - It's so big. São casmurros. São amigos. São leais. Não gostam da novidade, seja na comida ou nas estranjeirices e modernices além Alentejo, e só o pão deles é que é bom. São amigos. É a terra onde mais se liga às marcas de roupa. Os novos ricos, e já agora alguns antigos, são os mais insuportáveis do país. Vivam as cooperativas que os big marchés não deram lá conta do recado.

Covilhã - Terra operária e de empresários falidos. Há senhorios que chulam os estudantes, há senhorios porreiros. Grande qualidade de vida para a malta universitária. Boas festas e bons copos. No bar do Partido Comunista há uns anos atrás bebia-se um gin por 150 paus e uma cerveja por 50. Quem chegava "anilhado", vulgo comprometido, em breve lançava a aliança na sarjeta mais próxima à primeira de muitas noitadas. Ali muitos casamentos e uniões de facto uniram o país de Norte a Sul, ilhas incluídas. Tudo o que sobe, desce... Falo das características geográficas da encosta da Serra, claro está.

Se me lembrar de mais digo.

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ponto nº 1: olha lá gaja, agora os figueirenses armam-se em finos??
Hás-de me dar os nomes, porque essa informação não me parece correcta. Se calhar tiveste foi pontaria :p

Ponto nº 2: Não concordo quando dizes que não nos maçamos de não ser capital de nada... a Figueira está na moda, e isto não é um cliché. Cada vez mais procurada por portugas e estrangeiros, em todas as alturas do ano. Somos capital de alguma coisa, talvez pelas nossas belas praias com o areal mais extenso e com mais ventania que conheço...

Ponto nº 3: achei graça ao "têm tendência a casar com conterrâneos". Não podias ter mais razão. Este é um facto muito engraçado e que separa totalmente os figueirenses de, por exemplo, os alfacinhas. Todas as minhas amigas de liceu, e eu própria tb, estão há 6, 7, 8 anos com os seus namorados de liceu (e únicos tb)... não somos muito aventureiros nem gostamos de mudar de parceiro... (claro que há excepções, mas não fazem parte do meu círculo)

Ah, e em relação aos coimbrinhas serem os melhores a falar português, eu acho que tu querias dizer "distrito de Coimbra" ;)

10:04 da manhã  
Blogger johnny handsome said...

Achámos as nossas Sodoma e Gomorra em Coimbra e Trás-os-Montes (Bragança e as suas "pequenas de alterne"?).
A nossa Austrália fica já ali em Setúbal....
Seria interessante conhecer as opiniões dos visados ;))

10:06 da manhã  
Blogger johnny handsome said...

Ainda sobre a Figueira e essa coisa de casarem e acasalarem em casa tem o problema da consanguinidade. Ficam todos parecidos uns com os outros, porque a "piscina de genes" é sempre a mesma e acaba por dar malucos em grande quantidade....;)))) É o que se passa nas ilhas onde aparecem os cromos que sabemos...
Mais uma teoria científica handsome ;))

10:09 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ouve lá oh johnny espero que não estejas a falar mal dos meus genes!!

12:58 da tarde  
Blogger Lolita said...

Vivo num bidé mas tenho genes de Lamego...

1:18 da tarde  
Blogger Unknown said...

Só o pão alentejano é que é bom??
Já andamos a falar melhor ...

6:21 da tarde  
Blogger Zozô said...

Os homens de Coimbra são tarados?! Nunca tinha reparado... Só se for por causa do "mito" da estudante universitária...Não deixa de ser curioso. :)

Quanto a centros comerciais, sim, agora há quase 1 por cada 10 habitantes, e até há 1 ano só tínhamos 1.

10:07 da tarde  
Blogger Samuel Filipe said...

Ora bem a ideia é bem gira. Setubal ok, mas Braga ainda tem mais mulheres. Tenho exactamente a mesma impressao acerca da Figueira que conheço bem e gosto. Conheço pessoas que mudavam duas vezes de toillete ao dia so para poderem mostrar. Porto e Almada claro que sim. Trás os Montes não sei. Lisboa começa a ser para esquecer. Alentejo, mas perdoamos ou quê? Se se lembrar de mais diga.

4:26 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Enao tiveste azar Samuel... Nasci na Figueira, onde vivi 18 anos da minha vida, e por lá continuo a viver (em Lisboa só moro durante a semana :p), e garanto-te que as pessoas não são assim...
Claro que é como tudo. Há todo o tipo de pessoas, como em todo lado, tiveste foi pontaria...

3:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Very best site. Keep working. Will return in the near future.
»

10:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mta ignorancia.
Lisboa depende do sítio, quem escreveu o blog anda nos sitios da modinha, que são sempre merda em qualquer sitio do país.

E já agora em Coimbra há muitos estudantes do interior do país que falam mal. O Porto é feio, admita-se! E têm dor de cotovelo de Lisboa (do Porto os estrajas só se lembram do vinho! lol).

2:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it Macgregor basketball scoreboard shan road 129 bs home appliances co ltd Roof rack forums Flowers and gardens pictures didrex 50mg Vf-67mp multi coat lens Topamax migraine drug email marketing company uk 20 progressive auto insurance Account ecommerce internet merchant california http://www.home-health2binfection-control-surveillance.info/Highbloodpressureandmagnesium.html

10:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! » » »

12:57 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

That's a great story. Waiting for more. radar detector gate openers

6:58 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home